Aos irmãos de todo o mundo,

O Rio Grande do Sul, estado mais ao sul do Brasil, decretou estado de calamidade pública desde o dia 2 de maio de 2024 em mais de 366 municípios (equivalente a mais de 73% do estado), quando as chuvas se intensificaram e prolongaram por mais de uma semana. O resultado dessas chuvas que não cessavam foram enchentes em diversas localidades que superaram em nível de água e em abrangência todas as que já ocorreram. É a maior crise do nosso estado.

Não bastasse a situação alarmante e catastrófica que resultou nesse decreto, ainda superamos as enchentes de 1941, na qual o nível das águas do rio Guaíba – que permeia a capital do estado (Porto Alegre) – chegou a assustadores 4,76 metros de altura. Durante as cheias de 2024, o Guaíba atingiu um nível de 5,35 metros de altura.

Em razão dessa cheia histórica, inúmeras cidades foram inundadas e mais de 1,4 milhões de pessoas foram afetadas. Muitas delas perderam suas casas e tudo o que tinham. Dentre as cidades atingidas pelas enchentes, muitas são altamente populosas e grandes em extensão, como Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Lajeado, São Leopoldo, Novo Hamburgo.

Porto Alegre é berço da Igreja Vintage e é onde estamos situados. Lajeado e Novo Hamburgo acolhem nossas Igrejas “filhas”, onde pregadores foram enviados para a plantação de Igrejas. Amamos nosso estado, trabalhamos arduamente na missão e oramos pela transformação e pela reconstrução dele.

Até então, além de ajudar os nossos irmãos que tiveram as suas casas inundadas, a nossa Igreja também presta socorro em um abrigo com mais de 100 pessoas. As maiores necessidades são de água potável, colchões e repelentes (prevenção devido à crise de dengue – doença ocasionada pelo mosquito Aedes aegypti).

Você pode exercer a sua generosidade e solidariedade doando qualquer valor para ajudar. Todos os recursos arrecadados são utilizados para a aquisição de itens aos que necessitam, em especial aos nossos irmãos na fé, assim como diz em Gálatas 6:10 – “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”.

O Rio Grande do Sul precisa da sua generosidade. Você pode ofertar através do Paypal da nossa Igreja (clique aqui) ou scaneie o QR Code.

Ou oferte através do nosso Pix:
socialvintagepoa@gmail.com
(Igreja Vintage)

To our brothers and sisters around the world,

Rio Grande do Sul, the southernmost state of Brazil, declared a state of public calamity since May 2, 2024, in more than 366 of its cities (equivalent to more than 73% of the state), as the rains intensified and lasted for over a week. The result of these incessant rains was flooding in several areas, surpassing in water level and scope all previous occurrences. It is the biggest crisis our state has faced.

Adding to the alarming and catastrophic situation that led to this decree, we even surpassed the floods of 1941, when the water level of the Guaíba River – which runs through the state capital (Porto Alegre) – reached a staggering height of 15.62 feet. During the 2024 floods, the Guaíba reached a level of 17.55 feet.

Due to this historic flood, numerous cities were inundated, affecting over 1.4 million people. Many of them lost their homes and everything they had. Among the cities affected by the floods, many are highly populous and extensive, such as Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Lajeado, São Leopoldo, and Novo Hamburgo.

Porto Alegre is the birthplace of the Vintage Church and where we are located. Lajeado and Novo Hamburgo host the two other churches that Vintage Church has planted named Hangar and Soma. We love our state, work diligently on the mission and pray for its transformation and reconstruction. So far, in addition to sheltering and providing for our brothers and sisters whose homes were completely flooded, our Church is also assisting a shelter with over 100 people. The greatest needs are: drinking water, mattresses, and mosquito repellents (for prevention due to the outbreak of dengue fever – a disease caused by the Aedes aegypti mosquito).

You can exercise your generosity and solidarity by donating any amount to help. All funds raised are used to purchase items for those in need, especially to those in the family of faith, as it says in Galatians 6:10 – “So then, as we have opportunity, let us do good to everyone, and especially to those who are of the household of faith”.

Rio Grande do Sul needs your generosity. You can donate through our Church’s PayPal (click here) or scan the QR Code above.