Catequese na Vintage

O que é

A catequese é a porta de entrada para as pessoas que desejam participar do processo de filiação da Igreja Vintage a fim de se tornarem membros. O período da catequese foi idealizado para que os ingressantes possam conhecer mais sobre nossa afirmação doutrinária, missão e valores. Nós, como Igreja, também estaremos conhecendo um pouco mais sobre cada catecúmeno, na medida em que assistem às aulas e congregam conosco.

Como funciona

A catequese contempla um conjunto de 10 aulas, de aproximadamente 2h de duração cada uma, com 15min de intervalo. As aulas são ministradas por líderes e pastores da nossa Igreja, que seguirão uma apostila entregue aos catecúmenos no início das aulas. Todo o processo é gratuito, sem custos. Ao término das aulas, todos são submetidos a uma entrevista, onde são debatidos assuntos como a base doutrinária da Igreja, missão, Jesus e afins.

Como ingressar

Para entrar no processo de filiação da Igreja, vá em um de nossos cultos presenciais, e converse com um missionário que estará identificado com uma camiseta preta escrito “Missionário”, para receber informações sobre início das aulas, horários, funcionamento e requisitos. 

ALIANÇA DE FILIAÇÃO À IGREJA VINTAGE

INTRODUÇÃO

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1-2).

Como cristãos, somos membros da família de Deus (Efésios 2.19), chamados a trabalhar, participar e ministrar em um determinado local dentro do corpo de Cristo. Um corpo sadio requer que cada membro desempenhe sua função. Uma igreja sadia requer o mesmo: membros comprometidos de forma sacrificial e capacitados para fazer as boas obras que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2.10; 4.12). A Igreja Vintage tem grande consideração pelos seus membros; esperamos que eles atuem como missionários do evangelho para a cultura. Deus, em sua soberania, colocou-nos nesta cidade, em meio a essas pessoas, neste século, por uma razão (Atos 17.26-27).

Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria (Romanos 12.3-8).

Ser membro da Igreja Vintage é como ser parte de uma família. Todos os membros são discípulos de Jesus, unidos por sua identidade em Cristo. Essa unidade é expressa na forma como eles trabalham juntos ao amar a Deus, aos outros cristãos e aos não-cristãos. Os membros que fazem uma aliança com sua igreja local são chamados para um grau mais alto de responsabilidade e serviço. Ao mesmo tempo, os presbíteros e diáconos devem, em primeiro lugar, auxiliar os membros, amá-los, conduzi-los, aconselhá-los, ajudá-los, orar por eles, ensiná-los e guiá-los.

Devem antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados, sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pedro 4.8–10).

O QUE É UMA ALIANÇA?

Uma aliança é uma promessa por meio da qual nos comprometemos uns com os outros, de forma que a obrigação de uma parte não depende da fidelidade da outra (Salmo 76.11; Ezequiel 20.44; 36.22; Oséias 2.19–20; 3.1; 2 Timóteo 2.13). A aliança da Igreja Vintage inclui uma afirmação de fé, uma afirmação de doutrina bíblica, as obrigações da Igreja Vintage para com seus membros e as obrigações dos membros para com a Igreja Vintage. Embora a aliança não defina o relacionamento entre os membros e a igreja, é, acima de tudo, uma promessa feita a Deus como um compromisso com sua glória e sua noiva, a igreja (Efésios 5.25).

AFIRMAÇÃO DE FÉ

  • Sou cristão, salvo da ira eterna de Deus pela fé em Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, mediante a sua morte e ressurreição, por meio da qual tenho garantia de vida eterna (João 3.16–18; Romanos 3.23–26). 
  • Creio que Jesus Cristo é exatamente quem ele dizia ser (Isaías 5.6; Mateus 26.64; Marcos 14.62; Lucas 22.70; João 4.25–26; 6.29; 8.58; 11.25–27; 14.6–7; 15.5). 
  • Arrependo-me dos meus pecados e sou uma nova criatura em Cristo (1 João 1.9; 2 Coríntios 5.17). 
  • Em obediência às Escrituras, fui batizado para me identificar pessoalmente com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus, e para demonstrar publicamente meu compromisso como discípulo de Jesus (Colossenses 2.12; 1 Pedro 3.21).

AFIRMAÇÃO DE DOUTRINA BÍBLICA 

  • Concordo com as crenças básicas da Igreja Vintage, as quais são fundamentadas nos credos históricos (por exemplo, o Credo dos Apóstolos e o Credo Niceno) e expressas nas afirmações doutrinárias da Igreja Vintage.
  • Compreendo a importância da submissão à liderança da igreja e serei diligente em preservar a unidade e a paz; aderirei à posição da Igreja Vintage com relação às questões teológicas primárias e não serei dissidente com relação às questões secundárias (Efésios 4.1–3; Hebreus 13.7, 17).
  • Concordo que os sessenta e seis livros da Bíblia são a autoridade doutrinária suprema em todas as questões (Isaías 55.11; 1 Coríntios 15.3-4; 2 Timóteo 3.15-16; Hebreus 4.12).
  • Compreendo que a doutrina da Igreja Vintage também é comunicada e divulgada por meio de diversos canais, tais como sermões, materiais publicados e outros escritos distribuídos pela Igreja Vintage. 

OBRIGAÇÕES DA IGREJA VINTAGE PARA COM SEUS MEMBROS

  • Assumimos o compromisso de que seus presbíteros e diáconos preencherão os critérios atribuídos a eles nas Escrituras (1 Timóteo 3.1–13; 5.17–22; Tito 1.5–9; 1 Pedro 5.1-4).
  • Assumimos o compromisso de nos esforçarmos ao máximo para buscar a vontade de Deus para a comunidade da nossa igreja, enquanto estudamos as Escrituras e seguimos o Espírito (Atos 20.28; 1 Pedro 5.1-5).
  • Assumimos o compromisso de pastoreá-lo e buscar seu crescimento como discípulo de Cristo, em parte por meio do seu aperfeiçoamento para a obra do ministério (Efésios 4.11–13) e orando sempre por você, principalmente quando estiver doente (Tiago 5.14).
  • Assumimos o compromisso de ensinar e aconselhar com base nas Escrituras (Atos 20.27-28; Gálatas 6.6; 1 Timóteo 5.17-18).
  • Assumimos o compromisso de estar sempre vigilantes contra falsos mestres (Atos 20.28-31).
  • Assumimos o compromisso de aplicar disciplina eclesiástica quando necessário (Mateus 18.15-20; 1 Coríntios 5; Gálatas 6.1).
  • Assumimos o compromisso de estabelecer o exemplo e ajudá-lo a cumprir seus deveres como membro da igreja (1 Coríntios 11.1; Filipenses 3.17; 1 Timóteo 4.12).

MINHA OBRIGAÇÃO PARA COM A IGREJA VINTAGE COMO MEMBRO

  • Li e entendi a afirmação doutrinária da Igreja Vintage e não serei dissidente com relação aos seus ensinamentos. Também entendo a importância da submissão à liderança da igreja, e serei diligente em preservar a unidade e a paz (Efésios 4.1–3; Hebreus 13.7, 17).
  • Assumo o compromisso de me submeter à autoridade das Escrituras como o árbitro supremo para todas as questões (Salmo 119; 2 Timóteo 3.16–17).
  • Manterei um relacionamento íntimo com o Senhor Jesus regularmente, lendo a Bíblia, orando, buscando comunhão e colocando em prática as disciplinas espirituais. Meu relacionamento será demonstrado por meio da minha participação semanal nos cultos de adoração, na comunhão, na comunidade Vintage, no serviço e por meio de uma vida que glorifique a Jesus (Salmos 105.1–2; 119.97; Atos 2.42–47; Hebreus 10.23–25; 2 Pedro 1.3).
  • Serei um mordomo dos recursos que Deus me deu, incluindo meu tempo, dons e riquezas materiais (Provérbios 3.9–10; Romanos 2.1–2; Gálatas 5.22–26; Efésios 4.1–16; 5.15–18). Isso inclui contribuição financeira regular, serviço e participação da comunhão sacrificial, alegre e voluntária (Romanos 12.1–8; 2 Coríntios 8–9; 12.7–31; 1 Pedro 4.10–11).
  • Não serei líder ou membro de outra igreja (Hebreus 13.17).
  • Assumo o compromisso de me submeter à disciplina de Deus por meio do seu Espírito Santo, de seguir procedimentos bíblicos para a disciplina eclesiástica nos meus relacionamentos com irmãos e irmãs em Cristo, de me submeter à disciplina justa quando abordado biblicamente por irmãos e irmãs em Cristo e de me submeter à disciplina pela liderança da igreja, caso seja necessário (Salmo 141.5; Mateus 18.15–17; 1 Coríntios 5.1–5; 2 Coríntios 2.5–8; Gálatas 6.1–5, 8; 1 Timóteo 5.20; 2 Timóteo 2.25; Tito 1.9; 3.10–11; Hebreus 12.5–11; Apocalipse 2.5–7, 14–25).
  • Concordo em, pela graça de Deus, andar em santidade como um ato de louvor a Jesus Cristo, que me salvou do pecado para me dar uma nova vida (2 Coríntios 5.17). Praticarei completa abstinência antes do casamento e fidelidade em casamento heterossexual, abstendo-me de práticas tais como coabitação, pornografia e fornicação (Jó 31.1; Provérbios 5; Romanos 13.12–14; 1 Coríntios 6.9–7.16; Hebreus 13.4). Abster-me-ei do uso de drogas ilegais, da embriaguez e de outros comportamentos pecaminosos segundo a Bíblia, meus pastores e minha consciência (1 Coríntios 8.7; Gálatas 5.19–21). Se eu pecar dessa maneira, concordo em confessar meus pecados a minhas irmãs e meus irmãos cristãos e buscar ajuda, a fim de exterminar meu pecado (Romanos 8.13; Colossenses 3.5; 1 João 1.6–10). 

MEU COMPROMISSO COM A MISSÃO DA IGREJA VINTAGE

Afirmação de Missão da Igreja Vintage: Nossa missão é fazer discípulos e plantar igrejas para a fama de Jesus.

Li a afirmação de missão da Igreja Vintage e assumo o compromisso de viver essa missão como discípulo de Jesus, diligente e fiel, de modo que minha identidade esteja nEle, meu louvor seja para Ele, minha comunhão seja por meio dEle e minha interação com a cultura seja para Sua glória.

Entendo que esta aliança estabeleça obrigações da minha parte para com os membros da Igreja Vintage e seja uma confirmação da minha submissão aos líderes da igreja. Aceito a responsabilidade de informar a liderança da Igreja Vintage caso, a qualquer momento, eu me torne impossibilitado de cumprir esta aliança, ou caso tenha quaisquer perguntas, comentários ou preocupações com relação à Igreja Vintage.

Scroll to Top